Coletivo Mergulho
Cantos de Encantaria é um projeto dos artistas do Coletivo Mergulho Carol Magno e Renato Torres, e consiste numa pesquisa cartográfica do entrelaçamento da cultura afro-indígena com a mitologia amazônica, que comumente chamamos de “encantarias”.
A composição de temas em lugares de encantaria começou espontaneamente em 2013, e depois de algum tempo de fluxo ininterrupto, viu-se que a conexão com os lugares aumentava a cada música composta. Construiu-se então um espetáculo envolvendo música, teatro, poesia e dança num processo artístico que amadurece desde 2013.
Habitar na encantaria está presente em nós, amazônidas, e especialmente nos dois artistas, oriundos de bairros banhados pelo rio Guamá (Jurunas e Guamá), que têm, na maioria de seus moradores, ribeirinhos e representantes do interior do Estado. Deste modo, as lendas, falares, forças naturais e influências de matriz afro-indígena potencializam a expressão deste trabalho de pesquisa em arte, que busca agora recursos para seu registro fonográfico e divulgação.